Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de maio de 2013

O Jornal do Comércio publicou sobre a Semana Mundial do Brincar

Parque de Dois Irmãos é palco de atividades da Semana Mundial do Brincar


Programação contempla oficinas de leituras, trilhas e passeios guiados

Publicado em 28/05/2013, às 11h51

Para garantir que as crianças consigam usufruir do direito sagrado de brincar até suar, apesar dos sedutores eletrônicos, será celebrada pela segunda vez no Recife a Semana Mundial do Brincar, de hoje até o próximo dia 1º de junho. Na programação, montada pela unidade recifense da Aliança pela Infância, haverá oficinas de leituras, trilhas e passeios guiados pelo Parque de Dois Irmãos, que servirá de palco para as festividades.
A semana é um desdobramento do Dia Internacional do Brincar, celebrado todo 28 de maio, desde que a Associação Internacional de Brinquedotecas decidiu oficializar o ensejo para uma reflexão sobre a importância do pega, da amarelinha, da corda, do elástico, da bola de gude e companhia ilimitada para o desenvolvimento de seres humanos saudáveis.
“Brincar é um direito assegurado pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, desde 1959. No Brasil, ele é ainda legitimado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Constituição Federal”, lembra uma das integrantes da Aliança pela Infância, a pernambucana Lívia Melo.
E não é por acaso. Segundo Lívia, brincar em grupo ensina a ser cidadão, a lidar com frustrações e vitórias, desenvolve a generosidade e, de quebra, alimenta corpo e alma. “Brincadeiras à moda antiga revelam afetos, potencialidades, habilidades e ainda ajudam a desenvolver a motricidade. São extremamente saudáveis e produtivas. ”
Mas correm risco de extinção, alerta Lívia. Moradias cada vez mais apertadas e agendas abarrotadas de compromissos letivos não costumam deixar muita brecha para a criançada se divertir.
“Isso quando as barreiras não são ainda mais difíceis de transpor, como a pobreza e a necessidade de trabalhar desde cedo”, alerta Lívia, que convida adultos e crianças a participarem do evento e entrar nessa roda por um futuro mais leve e feliz para todos. Só não vale esquecer de levar um brinquedo velhinho para trocar por outro.
Para saber mais sobre a iniciativa, basta acessar o sitewww.aliancapelainfanciarecife.blogspot.com. Quem perder é mulher do padre!


Disponível em: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/suplementos/arrecifes/noticia/2013/05/28/parque-de-dois-irmaos-e-palco-de-atividades-da-semana-mundial-do-brincar-84629.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário