Total de visualizações de página
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Recife vai brincar!:::Semana Mundial do Brincar:: 26/05 a 01/06
Pega-pega, amarelinha, barra-bandeira, elástico, pular corda, bola de gude, casinha de boneca, pião ou futebol. Quem nunca teve a oportunidade de brincar e se divertir com os parentes ou vizinhos embalados por essas atividades que levante a mão. Brincando a criança cria as bases para o entendimento enquanto um ser social, descobre a ganhar e a perder, exercita frustações, alegrias, compartilha vitórias e cresce. Aprende a ser generosa consigo mesma e com os outros. Brincando a criança desenvolve habilidades físicas, afetivas e sociais.
Muito mais do que um ato de diversão e passatempo, o brincar é um direito reconhecido internacionalmente desde 1959 como consta na Declaração Universal dos Direitos da Criança, é legitimado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Constituição brasileira. Mas segundo especialistas, o direito ao lazer e brincar, é tratado como menos importante ou supérfluo. Segundo Maribel Barreto, da Aliança pela Infância jamais deixaríamos nossos filhos de castigo sem comer, mas muitas vezes cerceamos o seu brincar “porque nem sempre temos a consciência da importância vital do brincar. O modelo atual de sociedade não permite que a criança tenha o seu direito respeitado. Muitas vezes as famílias não contam com uma praça pública onde se ofereça segurança e qualidade para brincar. Sem contar o excesso de brinquedos eletrônicos e a falta de tempo que os adultos têm para ficar com suas crianças”, alerta.
Além de distanciar a criança da ação do pensar, criar e refletir os brinquedos eletrônicos têm preenchido o espaço, cada vez maior, do tempo infanto-juvenil ao ponto de antecipar e desencadear problemas à saúde. “Eles brincam no lugar das crianças”, é o que afirma Daniela Almeida, jornalista e mãe da Liz de 2 anos.
Preocupados com isso, em 1999 a Associação Internacional de Brinquedotecas criou o Dia Internacional do Brincar, sendo celebrado em diversos países no dia 28 de Maio. A intenção é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e de respeito ao tempo das crianças brincarem. Desde a sua criação a rede Aliança pela Infância comemora esta data e em 2010 ampliou-se a comemoração para uma semana inteira, e assim surgiu a Semana Mundial do Brincar. Neste ano será comemorada entre os dias 19 e 26 de maio.
Durante esta semana muitas ações estarão acontecendo em diversas cidades. Aqui no Recife, a Semana acontece pela segunda vez e será realizada no período de 26 de maio a 1º de junho. Teremos diversas oficinas, debates e a segunda edição da II Feira de Troca de Brinquedos que estimula o consumo consciente e a solidariedade.
Fique de olho na programação e leve sua criança para brincar.
Informações sobre a Semana Mundial do Brincar (Patrícia Pifano (8785.8741 /9524.6366) e Lívia Melo: 8507.7491 / 9801.2301.
No facebook você pode acessar o nosso grupo:https://www.facebook.com/groups/272587556179836/?fref=ts
Informações II Feira de trocas de Brinquedos: Rosely Arantes – 9513.5201
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário