Total de visualizações de página

sábado, 1 de junho de 2013

Semana Mundial do Brincar: diversão também é coisa séria::Notícia da LBV


Autor: 
Wellington Carvalho
24/05/2013
Brincar de pega-pega, esconde-esconde, boneca, jogos educativos, no parquinho, andar de bicicleta, jogar bola, são momentos de alegria e que fazem parte de uma infância feliz e saudável. Para você que está lendo e relembrando da sua época de criança, com certeza sabe a importância dessa fase na vida de todo menino e menina.
Com o propósito de promover a conscientização de que a brincadeira deve fazer parte da infância de toda criança, surgiu na Europa a Semana Mundial do Brincar. A atividade, que este ano já está na 4ª edição, foi assim denominada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Foto: Vivian R. FerreiraA LBV acredita no futuro de milhares de crianças, por isso desenvolve atividades ricas em experiências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, convivência e proteção social, proporcionando uma formação cidadã.A LBV acredita no futuro de milhares de crianças, por isso desenvolve atividades ricas em experiências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, convivência e proteção social, proporcionando uma formação cidadã.
Muitos não sabem, mas brincar é um direito que toda criança deve exercer, protegido por Lei. O artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente — promulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) — preconiza a brincadeira como um direito primordial. Portanto, precisa ser exercido em todo o mundo.
Por meio de brincadeiras, as crianças podem desenvolver suas capacidades e habilidades físicas, motoras e sociais, raciocínio e criatividade. Brincar é o meio que a criança tem para se comunicar com o mundo. Durante a atividade elas aprendem a conviver com pessoas de diferentes personalidades, níveis sociais, religiões, entre outras diversidades. É super saudável.
Para a assistente social, animadora sociocultural e presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil), Marilena Flores Martins, “promover brincadeira para as crianças significa investir. Quando investimos nisso podemos ter a certeza de que teremos cidadãos mais equilibrados e menos violentos, pois brincar promove a cultura de paz. As crianças que brincam aprendem a trabalhar em grupo, a negociar, a respeitar regras e a se esforçar e vencer por seu próprio mérito”.
Foto: Teresa AfonsoAs brinquedotecas das unidades socioeducacionais da LBV são compostas por jogos pedagógicos, que possibilitam às crianças desenvolverem habilidades motoras, intelectuais e emocionais, assim como a concentração, a autonomia e a socialização.As brinquedotecas das unidades socioeducacionais da LBV são compostas por jogos pedagógicos, que possibilitam às crianças desenvolverem habilidades motoras, intelectuais e emocionais, assim como a concentração, a autonomia e a socialização.

E a tecnologia?
Com o avanço tecnológico, os pais e responsáveis precisam ficar atentos ao tempo que os filhos passam em frente ao computador, da televisão e do celular. Esse distanciamento do mundo real pode levar a consequências graves, como o isolamento, pois deixam de se relacionar fisicamente com outras crianças.
Quando elas brincam, melhoram o desempenho na escola; além disso, as brincadeiras favorecem tanto a saúde do corpo como a mental. Fisicamente, ao brincarem, elas já estão combatendo o sedentarismo, por exemplo; enquanto, mentalmente, constroem os sentimentos de confiança, autoestima, equilíbrio e tranquilidade ao observarem como os outros a enxergam. Emocionalmente, conseguem encontrar mais alegria em viver. Inclusive, muitas crianças acabam já percebendo para que profissão tendem a exercer, dependendo da brincadeira.
A presidente da IPA Brasil, Marilena Flores Martins, ressalta também o quanto é importante esse estímulo para o desenvolvimento da ética, que organiza os valores humanos e sociais. “Brincar não é só um passatempo. É uma forma de aprender e capturar cultura”.
Brincar é fundamental, principalmente com Boa Vontade
É importante ressaltar o quanto a criança é levada a sério na Legião da Boa Vontade, pois como ensina o diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto, “quem pensa que criança é boba é que é bobo”. Desta forma, para valorizar o protagonismo infantil, o dirigente da Instituição criou o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus. Neste neste ano, o evento chegou à 10ª edição e ocorreu no Brasil e no exterior, explorando o tema "Brincar e Agir com Boa Vontade". 
Por meio do fórum, os pequenos realizaram atividades lúdicas, aprenderam e ensinaram a construir um mundo de Boa Vontade. Sim, ensinaram: realizado sob a coordenação das crianças, esse espaço de debate apresentou o que elas pensam (e fazem) sobre o tema: “Brincar e agir com Boa Vontade”.
Foto: vania bandeiraA LBV promove, por meio da brincadeira, atividades que ajudam a desenvolver a criatividade.A LBV promove, por meio da brincadeira, atividades que ajudam a desenvolver a criatividade.

Atividades socioeducacionais
Essa valorização da infância também ocorre em todas as Escolas e Centros Comunitários da Instituição, onde as crianças realizam atividades lúdicas, que estimulam a criatividade e contribuem para o desenvolvimento pleno delas. No programaLBV — Criança: Futuro no Presente!, desenvolvido nos Centros Comunitários da Organização, as crianças têm o Momento do Brincar. Por meio dessa oficina, os pequenos participam de brincadeiras e jogos pedagógicos, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades motoras, intelectuais e emocionais, assim como a concentração, a autonomia e a socialização. Esse momento também faz parte das atividades realizadas nos Centros Educacionais da Entidade.
A LBV dispõe ainda em suas unidades da Brinquedoteca, local composto por jogos pedagógicos, que possibilitam aos alunos e crianças atendidas desenvolverem habilidades motoras, intelectuais e emocionais, assim como a concentração, a autonomia e a socialização.
Disponível em: http://www.lbv.org/noticia_geral/13600/semana-mundial-do-brincar-diversao-tambem-e-coisa-seria

Nenhum comentário:

Postar um comentário